quem somos
A AQUASIS é pioneira, em Portugal, no desenvolvimento e aplicação de soluções tecnológicas inovadoras, para análise de problemas de engenharia, de planeamento e de apoio à tomada de decisões e à operação e manutenção de sistemas infraestruturais, assegurando uma normalização dos processos de negócio nas Empresas e Entidades Gestoras e facilitando a obtenção de sinergias no desenvolvimento da sua actividade, tornando-as mais competitivas, mais eficientes e mais sustentáveis.
Ligamos o conhecimento dos processos de negócio, tecnologias de ponta e paixão pela inovação.
Este é o nosso ADN.
visão, missão, valores e talentos
A nossa Visão é sermos reconhecidos como parceiro estratégico e fazer das nossas soluções uma referência.
Temos como Missão prestar serviços, desenvolver produtos e implementar soluções para potenciar a eficiência operacional e a racionalização de custos das Entidades Gestoras de Sistemas de Abastecimento de Água, Saneamento e Resíduos, através das Tecnologias de Informação.
Os nossos Valores primam pela Satisfação dos nossos Clientes, a Excelência no serviço e Qualidade dos nossos produtos, a Inovação e flexibilidade na procura de novos produtos/serviços, o Bem-estar dos nossos Colaboradores e Espírito de equipa e a Confiança na relação com os Acionistas
Quanto aos nossos Talentos, temos uma equipa altamente qualificada que utiliza o know-how dos processos de negócio com os desenvolvimentos tecnológicos, com paixão pela inovação e um forte comprometimento com os nossos clientes e parceiros.
a nossa linha do tempo
-
2022
X Fórum de Partilha de Experiências e Divulgação de Boas Práticas
Em 18 de novembro de 2022, a AQUASIS organizou o X Fórum de Partilha de Experiências e Divulgação de Boas Práticas, sobre o tema “Desafios à Gestão Eficiente das Infraestruturas". O Evento decorreu novamente no Grande Auditório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa, após um interregno de dois anos em que, devido à pandemia, se realizou em formato virtual (online).
O elevado número de participantes e a partilha de conhecimentos, experiências e reflexões proporcionadas pelos oradores convidados, que trouxeram a debate alguns dos principais desafios que o setor tem vindo a enfrentar, apontando os caminhos de futuro, foram mais uma vez determinantes para o sucesso alcançado.Encontro Operação de Infraestruturas e Manutenção – 2022
O crescente interesse da indústria, na implementação de sistemas integrados de gestão de operação e manutenção das suas infraestruturas, impulsionou a AQUASIS a organizar, no dia 28 de junho de 2022, o Encontro de Operação de Infraestruturas e Manutenção – 2022, com o tema enquadrador “Desafios da Manutenção Industrial". O Encontro teve lugar no Auditório da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, e contou com o apoio da Ordem dos Engenheiros e da IBM.
Sendo a manutenção industrial um tema de grande atualidade e pertinência, o Encontro destacou os principais desafios colocados no setor, contando com a presença de diferentes setores de atividade e de profissionais da área da manutenção e operação de infraestruturas. -
2021
IX Fórum de Partilha de Experiências e Divulgação de Boas Práticas
Em 9 e 10 de novembro de 2021, a AQUASIS organizou o IX Fórum de Partilha de Experiências e Divulgação de Boas Práticas, sobre o tema "PRR – Impacte no Setor da Água".
Em consequência da pandemia COVID-19, também em 2021, o Evento foi realizado sob a forma digital, através da organização de um conjunto de webinars: 2 webinars para as sessões do Fórum e 6 webinars para workshops dedicados à apresentação de soluções específicas para o setor da água (AQUAWorks, AQUAMAN, Infrawise, Flowise, Meterwise e G/InterAqua (M.App Enterprise e WebMap Mobile).
O IX Fórum da AQUASIS contou com 551 participantes, em representação de 62 Entidades Gestoras, 32 empresas do setor e 14 Universidades / Instituições.Webinar "Cibersegurança e Gestão de Ativos"
Em 30 de julho de 2021, a AQUASIS organizou um webinar subordinado ao tema “Cibersegurança e Gestão de Ativos”, que contou com um número muito significativo de participantes.
O webinar procurou dar a conhecer as obrigações decorrentes do atual quadro legal no âmbito da Cibersegurança, avaliação de risco, o impacto na gestão dos ativos, e quais os passos necessários para uma correta resposta por parte das entidades de serviços essenciais.Novo Website da AQUASIS
Em julho de 2021 foi lançado o novo Website da AQUASIS.
30º Aniversário AQUASIS
A AQUASIS comemorou no dia 22 de fevereiro de 2021, o seu 30º aniversário.
Têm sido muitos os desafios enfrentados, sempre com o objetivo claro de continuar a trabalhar, reforçando a sua aposta na inovação e continuando a prestar serviços de qualidade. -
2020
III Evento anual sobre Operação de Infraestruturas e Manutenção - 2020
Decorreu no dia 15 de dezembro, sob o formato de webinar, com o tema enquadrador “Manutenção em tempos de pandemia – perspetivas para 2021" e foi dirigido a Entidades Gestoras e a Empresas do setor da água e também à indústria, em geral, com o objetivo de promover temas de interesse e atualidade e partilhar experiências na utilização de soluções para a gestão de informação e para a eficiência da operação e manutenção, no caminho para a recuperação e transformação originada pela pandemia.
O Encontro contou com um elevado número de inscrições registadas: 226 inscritos, representando 17 Empresas, 23 Entidades Gestoras e 1 Universidade.VIII Fórum de Partilha de Experiências e Divulgação de Boas Práticas
O VIII Fórum de Partilha de Experiências e Divulgação de Boas Práticas, decorreu em 20 e 21 de outubro de 2020, sob o tema "As Pessoas e o Alinhamento com a Estratégia de TI – Geração de Valor". O Fórum contou com um bastante elevado número de inscrições registadas: 513 inscritos, representando 17 Empresas, 52 Entidades Gestoras e 5 Universidades/Instituições.
Estes Fóruns, que têm vindo a ser realizados, presencialmente, por consequência da pandemia COVID-19, em 2020 não foi possível organizar o evento, nem nos moldes, nem nos tempos habituais, tendo-se optado pela sua realização sob a forma de webinar.Ciclo de Webinars Espanha 2020
Em 2020, a AQUASIS organizou um encontro dirigido a empresas e profissionais do setor da Água e Saneamento de Espanha sobre o tema “Soluciones Tecnológicas para mejorar la eficiencia hidráulica y operacional de los servicios de Agua”.
Devido pandemia COVID 19, a realização em Espanha não foi exequível, pelo que foi organizado um ciclo de 5 webinars, que ocorreram nos meses de junho, julho, setembro, outubro e novembro de 2020.
Os webinars focaram-se na apresentação das valências da AQUASIS, AGS e Hexagon Geospatial e na demonstração das soluções AQUASIS e AGS para o setor da água. -
2019
II Evento anual sobre Operação de Infraestruturas e Manutenção
Decorreu no dia 28 de novembro no auditório da Ordem dos Engenheiros, sob o tema enquadrador "Digitalização | Desmaterialização | Eficiência | Gestão” e foi dirigido não apenas às Entidades Gestoras e a Empresas do setor da água, mas também à indústria, em geral, com o objetivo de promover a divulgação de temas de interesse e atualidade e partilhar experiências na utilização de soluções para a gestão de informação e para a eficiência da operação e manutenção, no caminho para a digitalização.
Mudança de Instalações
Em junho 2019, a AQUASIS mudou a sua sede para Quinta da Fonte, Paço de Arcos, em instalações partilhadas com a AGS.
VII Fórum de Partilha de Experiências e Divulgação de Boas Práticas
O VII Fórum da AQUASIS, decorreu no dia 17 de maio de 2019, em Lisboa.
Com o tema enquadrador “Combate às Perdas – Contribuição da Tecnologia", o VII Fórum reuniu 416 participantes, representando 176 organismos, repartidos por 61 entidades gestoras, a operar nas áreas do abastecimento de água saneamento de águas residuais, 47 empresas do setor e 13 Instituições/Universidades. -
2018
AQUASIS integra Grupo AGS
Em 12 de junho de 2018 foi concluído o processo de venda de 55% do capital social da AQUASIS detido pelo Grupo AdP - Águas de Portugal, com a entrega das ações à AGS - Administração e Gestão de Sistemas de Salubridade, S.A..
VI Fórum de Partilha de Experiências e Divulgação de Boas Práticas
O VI Fórum da AQUASIS, decorreu no dia 25 de maio de 2018, em Lisboa.
Os riscos e os impactos das alterações climáticas e a importância que a transformação digital poderá ter no contexto da implementação de medidas que visem garantir uma maior resiliência na gestão dos sistemas de abastecimento de água e saneamento de águas residuais, mereceu o destaque no VI Fórum.
Com o tema enquadrador “Alterações Climáticas – A transformação digital na gestão resiliente de sistemas", o VI Fórum reuniu 391 participantes, representando 126 organismos, repartidos por 58 entidades gestoras, a operar nas áreas do abastecimento de água saneamento de águas residuais, 50 empresas do setor e 18 Instituições/Universidades. -
2017
V Fórum de Partilha de Experiências e Divulgação de Boas Práticas
Em 19 de maio de 2017, a AQUASIS organizou o V Fórum de Partilha de Experiências e Divulgação de Boas Práticas, que teve como tema central "Água 4.0 – Cidades Inteligentes”.
A 5ª edição do Fórum foi dedicada ao contributo das tecnologias de informação para uma gestão mais inteligente do ciclo urbano da água. Reuniu entidades gestoras de todo o País e oradores nacionais e internacionais de excelência.
O Evento contou com a presença de 424 participantes, representando 161 organismos repartidos da seguinte maneira: 73 Entidades Gestoras de sistemas de abastecimento de água e saneamento de águas residuais, 72 Empresas do setor e 16 Instituições/ Universidades. -
2016
IV Fórum de Partilha de Experiências e Divulgação de Boas Práticas
Em 6 de maio de 2016, a AQUASIS organizou o IV Fórum de Partilha de Experiências e Divulgação de Boas Práticas, sobre o tema Produtividade das Infraestruturas / Conhecer para Gerir Melhor.
Este Fórum surge na sequência dos realizados em 2013, 2014 e 2015 e constituiu-se como um local em que as Entidades Gestoras tiveram a oportunidade de partilhar, debater e divulgar os seus casos de sucesso na implementação de Sistemas de Informação de suporte às suas atividades operacionais.
O conhecimento do trabalho desenvolvido e crescente evolução do vasto conjunto de Entidades Gestoras que utilizam as soluções da AQUASIS, e a sua diversidade e qualidade, justificou que se constituísse este espaço de divulgação e partilha entre Entidades Gestoras e Empresas do sector, que enfrentam os mesmos desafios de eficiência e qualidade de serviço.
O IV Fórum teve um simbolismo especial para a AQUASIS, por coincidir com o ano de celebração dos 25 anos da Empresa.
Realizado no grande Auditório do LNEC, o encontro teve a participação de 381 pessoas, estando representadas 115 empresas, das quais 54 entidades gestoras, nacionais e estrangeiras, a operar nas áreas do abastecimento de água e saneamento de águas residuais, confirmando a relevância do evento cujo formato privilegia dar voz à experiência das entidades gestoras enquanto utilizadoras de tecnologias de informação para a gestão dos seus ativos, como as que a AQUASIS desenvolve e implementa há 25 anos.25º aniversário da AQUASIS
A AQUASIS comemorou no dia 22 de fevereiro de 2016, o seu 25º aniversário.
Em resultado, o objetivo claro de continuar a trabalhar, reforçando a sua aposta na inovação e continuando a prestar serviços de qualidade, de modo a aumentar o reconhecimento da AQUASIS no setor da água como parceiro estratégico, no mercado nacional e internacional. -
2015
III Fórum de Partilha de Experiências e Divulgação de Boas Práticas
Na sua 3ª edição, o Fórum de Partilha de Experiências e Divulgação de Boas Práticas da AQUASIS, realizado em 22 de maio de 2015, no Grande Auditório de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa, reuniu 343 participantes.
No encontro, que teve por tema central a "Inovação na Gestão de Sistemas de Abastecimento de Água e Saneamento", estiveram representados 108 Empresas, das quais 57 Entidades Gestoras, nacionais e estrangeiras.
O tema do financiamento às EG no âmbito do PO SEUR (Plano Operacional Sustentabilidade no Uso de Recursos), Eixo Prioritário de Investimento III, na vertente relacionada com o setor da água, foi um dos principais temas abordados, atendendo à sua relevância para o desenvolvimento do setor. -
2014
II Fórum de Partilha de Experiências e Divulgação de Boas Práticas
Em 15 de maio de 2014, a AQUASIS organizou o II Fórum de Partilha de Experiências e Divulgação de Boas Práticas, sobre o tema Eficiência e Qualidade dos Serviços: Como Acrescentar Valor com os SI.
Este Fórum surge na sequência do realizado em 2013 e constituiu-se como um local em que as Entidades Gestoras tiveram a oportunidade de partilhar, debater e divulgar os seus casos de sucesso na implementação de Sistemas de Informação de suporte às suas atividades operacionais.
O conhecimento do trabalho desenvolvido e crescente evolução do vasto conjunto de Entidades Gestoras que utilizam as soluções da AQUASIS, e a sua diversidade e qualidade, justificou que se constituísse este espaço de divulgação e partilha entre Entidades Gestoras e Empresas do sector, que enfrentam os mesmos desafios de eficiência e qualidade de serviço.
Este II Fórum procurou alargar os temas abordados, não se centrando apenas nos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), procurando abordar os principais macroprocessos desenvolvidos pelas Entidades Gestoras, na perspetiva do papel fundamental dos SI sobre o desempenho desses mesmos processos.
Realizado no grande Auditório do LNEC, o encontro teve a participação de 272 pessoas, estando representadas 119 empresas, das quais 45 entidades gestoras, nacionais e estrangeiras, a operar nas áreas do abastecimento de água e saneamento. -
2013
Nova solução de Mobilidade
Em 2013, foi feito o lançamento da nova solução de mobilidade para gestão integrada de Ordens de Trabalho, associada à solução de SIG G/InterAqua.
I Fórum de Partilha de Experiências e Divulgação de Boas Práticas
Em 18 de abril de 2013, a AQUASIS organizou o seu I Fórum de Partilha de Experiências e Divulgação de Boas Práticas, com o tema SIG como fator de Eficiência e Competitividade nas EG de Abastecimento de Água e Saneamento, que se realizou no Grande Auditório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa.
O objetivo foi dinamizar um momento de partilha de boas práticas suportadas por soluções SIG e estimular a troca de ideias de como abordagens baseadas em SIG podem acrescentar valor e eficiência à gestão da operação. O programa do Fórum SIG de Partilha de Experiências e Divulgação de Boas Práticas consistiu num conjunto de comunicações feitas por diferentes Entidades Gestoras, incluindo de Espanha e de Angola.
O evento teve a participação de 254 pessoas, dentro de um universo de 272 inscritos, tendo reunido 84 Empresas, das quais 44 Entidades Gestoras, nacionais e estrangeiras. -
2012
Desenvolvimento da solução AQUAMAN
Em 2012, a AQUASIS, em parceria com a IBM, iniciou um projecto de desenvolvimento da nova Solução de Manutenção e Gestão de Activos (SMGA), designada de solução AQUAMAN, suportada na versão mais recente do software Maximo, da IBM.
-
2011
Consolidação dos Sistemas de Informação na EPAL, E.P.
Em 2011, a AQUASIS celebrou com a EPAL - Empresa Pública de Águas de Luanda, E.P., um contrato tendo em vista a consolidação do Sistema de Informação Geográfica (Geo-cadastro) e elaboração do projeto do Sistema de Telegestão do Sistema de Abastecimento de Água à Província de Luanda.
-
2010
Solução de SIG SIMBA
Em 2010, a AQUASIS procedeu à conceção e desenvolvimento de uma solução de SIG, designada por SIMBA - Sistema de Informação Multimunicipal das Baixas, de suporte à elaboração dos Planos Diretores visando a constituição de parcerias para a exploração e gestão conjuntas dos Sistemas Municipais no âmbito do Plano Estratégico de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais, para o período 2007-2013 (PEAASAR II).
-
2009
Certificação do Sistema de Responsabilidade Empresarial
A AQUASIS concluiu com sucesso, em Dezembro de 2009, no âmbito do Sistema de Responsabilidade Empresarial (SRE), os processos de certificação nas vertentes:
Qualidade, segundo a norma NP EN ISO 9001:2008;
Ambiente, segundo a norma NP EN ISO 14001:2004;
Higiene e Segurança, segundo a norma OHSAS 18001:2007;
Responsabilidade Social, segundo a norma SA8000:2008. -
2008
RSP Award 2008
Em 2008, a AQUASIS foi premiada, pela terceira vez, a nível internacional, no âmbito do Registered Solutions Provider Awards de 2007, instituído pela Intergraph Corporation pelo desempenho demonstrado no desenvolvimento e implementação de soluções baseadas em tecnologias da Intergraph Corporation, no caso da AQUASIS, a solução de SIG G/InterAqua.
Desenvolvimento do SIG G/InterAqua para o sector dos resíduos
Em 2008, a AQUASIS estabeleceu uma parceria com a ALGAR, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A. (empresa do Grupo AdP, responsável pela recolha, valorização e tratamento de resíduos sólidos, da região do Algarve) para o desenvolvimento da solução de SIG G/InterAqua para o sector dos resíduos.
A solução de SIG G/InterAqua para o sector dos resíduos integra um motor para a optimização de circuitos de recolha e uma componente Mobilidade, com funcionalidades de navegação.Mudança de Instalações
Em 2008, a AQUASIS mudou as suas instalações para o novo edifício sede do Grupo AdP.
-
2007
RSP AWARD 2007
Em 2007, pelo segundo ano consecutivo, a AQUASIS foi premiada, a nível internacional, no âmbito do Registered Solutions Provider Awards de 2007, instituído pela Intergraph Corporation pelo desempenho demonstrado no desenvolvimento e implementação de soluções baseadas em tecnologias da Intergraph Corporation, no caso da AQUASIS, a solução de SIG G/InterAqua.
G/InterAqua em Espanha
Em 2007, a AQUASIS entrou no mercado espanhol, por intermédio da Intergraph Espanha, tendo implementado a solução de SIG G/InterAqua, nas Empresas EMALSA, Empresa Mixta de Águas de Las Palmas, S.A. e EMAYA, Empresa Municipal d’Aigües i Clavegueram S.A.
G/INTERAQUA em Angola
Em 2007, a AQUASIS entrou no mercado angolano, tendo implementado a solução de SIG G/InterAqua, na EPAL - Empresa Pública de Águas de Luanda, E.P..
-
2006
RSP Award 2006
Em 2006, a AQUASIS foi reconhecida e premiada, a nível internacional, no âmbito do Registered Solutions Provider Awards de 2006 (http://synergy.intergraph.com), instituído pela Intergraph Corporation, pelo desempenho demonstrado no desenvolvimento e implementação de soluções baseadas em tecnologias da Intergraph Corporation, no caso da AQUASIS, a solução de SIG G/InterAqua.
Desenvolvimento e Implementação do SMGA
Em 2006, a AQUASIS desenvolveu, em parceria com a AdP - Serviços Ambientais, S.A., a Solução de Manutenção e Gestão de Activos (SMGA) nas Empresas do Grupo AdP, suportado no software Maximo.
-
2005
Parceria ORACLE
Em 2005, a AQUASIS tornou-se membro da Oracle Partner Network, com o nível de Golden Partner. No âmbito desta parceria, a solução de SIG G/InterAqua beneficia de licenciamento ASFU (Application Specific Full Use).
-
2004
Implementação do SIG G/InterAqua
Em 2004, a AQUASIS concluiu o desenvolvimento da nova aplicação de SIG G/InterAqua, tendo realizado as primeiras migrações da solução InterAqua para a nova solução G/InterAqua.
-
2003
Desenvolvimento do Projeto Mobilidade
Em 2003, a AQUASIS desenvolveu o Projeto de Mobilidade para a EPAL – Empresa Portuguesa de Águas S.A., suportada na aplicação InterAqua, que permitiu disponibilizar a informação do SIG em postos móveis, associados às viaturas dos piquetes de intervenção na rede.
Desenvolvimento da solução SIG G/InterAqua
Em 2003, a AQUASIS iniciou o desenvolvimento de uma nova aplicação de SIG, designada por G/InterAqua. O desenvolvimento da solução G/InterAqua correspondeu a uma evolução tecnológica de extrema relevância, sendo suportada em tecnologias inovadoras na área de sistemas de informação geográfica.
-
2002
AQUASIS integra Grupo AdP
Em 2002, a AQUASIS - Consultores de Engenharia Municipal e Ambiente, Lda., foi adquirida pelo Grupo Águas de Portugal, em 55% do seu capital social, tendo sido transformada em sociedade anónima e adotado a nova denominação social de AQUASIS, Sistemas de Informação, S.A..
RSP INTERGRAPH
Em 2002, a AQUASIS tornou-se RSP (Register Soluction Provider) da Intergraph Corporation, sendo um dos parceiros mais antigos da Intergraph Portugal. A parceria estabelecida com esta Empresa data de 1991 e confere à AQUASIS a possibilidade de, sempre que necessário, recorrer aos seus técnicos especialistas.
-
1993
InterAqua / Parceria INTERGRAPH
Em 1993 foi desenvolvida a Solução de SIG InterAqua, numa parceria com a Intergraph Portugal.
-
1991
Fundação da AQUASIS
A AQUASIS foi fundada, em 1991, por engenheiros civis, da área de hidráulica. Desde a sua génese, a AQUASIS aliou ao know-how nas áreas de intervenção de engenharia hidráulica e sanitária e valências na área da informática e de sistemas de informação. Desde aí, a AQUASIS tem consolidado a sua intervenção no desenvolvimento de sistemas de informação para entidades gestoras de sistemas de abastecimento de água, saneamento e resíduos. É reconhecida como empresa pioneira, em Portugal, na implementação de tecnologias de informação aplicadas ao sector da água.
Sistema de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança
O nosso Sistema de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança visa contribuir para um desempenho organizacional mais eficaz e eficiente.
Compreende a gestão integrada da Empresa nas vertentes qualidade, ambiente e segurança e saúde no trabalho, segundo os referenciais normativos NP EN ISO 9001 (Qualidade), NP EN ISO 14001 (Ambiente) e NP EN ISO 45001 (Segurança). A AQUASIS é certificada segundo as 3 referencias normativas desde 2012.
Em dezembro de 2018, a AQUASIS passou a integrar o Sistema de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança da AGS – Administração e Gestão de Sistemas de Salubridade, S.A., no âmbito da auditoria de manutenção realizada à AGS, que contemplou a extensão do seu Sistema de Gestão à AQUASIS, na sequência da aquisição de 55% do capital social da AQUASIS pela AGS.
Reafirmamos assim o compromisso assumido de monitorizar os processos existentes e promover, de uma forma contínua e sistemática, a satisfação das necessidades e expectativas das partes interessadas, com um enfoque particular nos nossos Clientes, de um modo socialmente responsável, ambientalmente sustentável e assegurando a prevenção e minimização dos riscos a que os nossos colaboradores e visitantes estão expostos.
Política do Sistema de gestão QAS
Certificado ISO 9001
Certificado ISO 14001
Certificado ISO 45001